Adriano Arrué Melo

Agricultores: esse é um momento de planejamento

Estamos numa época do ano que os agricultores utilizam para planejar a safra de inverno (para quem cultiva cereais de inverno e plantas de cobertura) e/ou a próxima safra de verão. Portanto, é o momento ideal para fazermos o diagnóstico da fertilidade do solo. Sobre isso, conversei com o professor Fábio J. K. Mallmann, do Departamento de Solos da UFSM, que me auxiliou nesta coluna.

Importância da amostragem e análise química do solo

 A amostragem de solo é fundamental para caracterizar as propriedades químicas do solo de uma lavoura. A partir dessa informação é que são tomadas as decisões relativas à quantidade de nutrientes necessários, tipo de adubo e sua dose, bem como o local e a época de aplicação desses na lavoura. Além disso, essa análise indica a necessidade ou não da utilização de calcário nas áreas.


Cuidados na coleta de solo

Alguns cuidados precisam ser tomados no momento da coleta das amostras, pois uma coleta malfeita pode resultar em erros de recomendação e, consequentemente, num aporte desnecessário de recursos em algumas áreas ou até mesmo desencadear uma limitação na produtividade das culturas. Por isso, é importante que a amostra de solo seja representativa da área, sendo recomendado que a amostra seja coletada em pelo menos 15 pontos aleatórios dentro da área.


Onde fazer análise do solo? 

Existem diversos laboratórios de análise de solo com certificação de qualidade no Estado. Dentre eles, destaca-se o Laboratório de Análise de Solos da UFSM (LAS-UFSM), que foi um dos pioneiros no Estado, iniciando suas atividades em 1963. Durante esse período, os professores e técnicos do Departamento de Solos da UFSM ajudaram a desenvolver novos métodos e padrões, contribuindo para que hoje se tenha um processo mais assertivo e eficiente para a caracterização química do solo.


Interpretação dos resultados

Com o laudo de análise de solos em mãos os agricultores podem requerer aos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas a interpretação desses resultados. Para uma correta interpretação é necessário também levar em conta todo o histórico de cultivos, adubação e produtividade da área, além do planejamento futuro de utilização da área.


Recomendação de calagem e adubação 

A próxima etapa depois da interpretação é a recomendação daquilo que deve ser realizado na área. É nesse momento que é definida a dose de calcário necessária para manter o pH do solo em nível adequado para os próximos anos, além da definição das quantidades de nutrientes e de quais fertilizantes devem ser utilizados para cada espécie cultivada.


Aquisição de insumos 

A realização dessas etapas antecipadamente permite que o agricultor tenha um período maior para compra de calcário e fertilizantes. Dessa maneira, terá melhores oportunidades para conseguir um preço adequado e receber os produtos na hora certa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

O que é possível cultivar neste Outono/Inverno? Anterior

O que é possível cultivar neste Outono/Inverno?

A queda do valor da soja Próximo

A queda do valor da soja